domingo, 27 de setembro de 2009

Desenhos... 27 set 2009






Desenhos com esferográfica... gosto muito, pelo resultado aveludado do traço.
São apenas estudos, mas não me nos prazerosos de fazer...
Boa semana a todos!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Figuras... 24 set 2009


s
Reuniões... reuniões... consigo sempre, desenhar nas reuniões sem perder o eixo das discussões.
Minha agenda é cheia desses pequenos rabiscos. Aliás, a minha vida é cheia desses pequenos rabiscos, vício saudável que me faz feliz. Desenhar é sempre um prazer, mesmo que o desenho não tenha uma finalidade específica...

sábado, 19 de setembro de 2009

Desenhos... 19 de set 2009









Gosto de desenhar a figura humana. Foi como eu comecei a desenhar e descobri que sem o desenho eu não viveria, Comecei, como toda criança, imitando o irmão mais velho, fanático por histórias em quadrinhos. Longe à beça isso... década de 50, pra ser mais preciso.
Comecei e não parei mais. Gastei neste tempo quilômetros de papéis e toneladas de lápis. Desenhar me faz feliz! Sou feliz também por poder compartilhar aqui, com vocês, essa produção.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"Gato e sapato" - 16 set 2009



Perguntei dia desses para um amigo como ia seu pequeno filho na escola depois desse retorno por causa da gripe A. "O guri tá terrível" me disse... anda fazendo gato e sapato das professoras e dos coleguinhas. É reclamação todo os dias. Ele é híperativo e não consegue viver confinado á sala e à disciplina da escolinha. E foi pensando neste "gato e sapato" que fiz o post de hoje.
Um grande abraço a todos!

sábado, 12 de setembro de 2009





NOVA PEÇA DE "O FLATO DO GATO"
Hoje não publicarei desenhos. Publico fotos do ensaio de minha última peça: A TAÇA DE VENENO" que estreará em Rio Grande, dia 08 de outubro, sob minha direção e com um elenco estelar: Tabajara Almeida, Ana Lúcia Gonçalves, Daia Bulsing, Paulo Olmedo, Marcilio Abrita, Richard Rijo, Luka Nunes, Miriam Bengoa, Veronica Porto, Michael Chapman e Stefany Schwartz.
O espetáculo será devidamente propagandeado e espero (esperamos) teatro cheio! Contamos com todos.
Bom fim de semana a todos!

sábado, 5 de setembro de 2009

"Ciclistas de Rio Grande" - 05 Set 2009




"Ciclistas em Rio Grande"... A postagem de hoje homenageia o sol. Hoje é um sábado especial depois de muitos dias de chuva. Sai de carro, parei perto de centro e desenhei os ciclistas do desenho de cima. Este (sozinho) de baixo já havia sido feito há mais tempo e, inclusive havia sido postado. Na realidade, hoje eu o postei por engano, quando a intenção era postar o outro. Resolvi deixá-lo. Ele me ajuda a homenagear o sábado de sol.
Um grande abraço e ótimo feriadão a todos!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

DOIS DESENHOS... 1º SET 2009



DUAS REPRESENTAÇÕES: A DE CIMA, O GALPÃO CRIOULO DA FURG... A DE BAIXO, O PARQUE DA REDENÇÃO EM PORTO ALEGRE
Há quem ainda conteste nos dias de hoje, a representação realista das coisas por parte dos artistas. Quem o faz, não sabe decerto, o prazer que sente o desenhista quando faz esse tipo de desenho. Eu, por exemplo, desenho por prazer. Quando eu nomeio este tipo de desenho como apontamento, não quero diminuí-lo, quero catalogá-lo pois sei que as intenções e finalidades são diferentes. É preciso pensar que sem este exercício, minha carreira de artista não teria as mesmas características. É o processo da repetição, de treino do olho e da capacidade de apreensão sem os quais a mão não obedereceria o intento e pra se conseguir um resultado o processo seria mais sofrido. Vejo isso - este tipo de dificuldade- em quem desenha pouco

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PRIMAVERA - 28 AGO 2009



NATUREZA...
Desenhar a natureza é uma forma de reverenciá-la. É também um grande desafio, pela perspectiva, pela sucessão de planos, pela variedade de estímulos. Este desenho maior, de baixo, é um pedaço do meu quintal, visto da sacada do meu atelier. A árvore em primeiro plano é uma goiabeira. Colho goiabas apenas esticando a mão e acho isso um privilégio. Agora estamos às portas da primavera aqui no hemisfério sul. Tudo começa a florir e a natureza está vivíssima. No momento em que escrevo este texto, pela janela aberta ouço centenas de pássaros cantando felizes. Dizem que a primavera é o milagre da vida. Concordo!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Exercícios... exercícios... Dia 27 Ago 2009








Tive uma vez um aluno, que me perguntou porque eu desenhava tanto se não tinha um objetivo específico de vender os desenhos. Respondi-lhe que o prazer de desenhar vem antes de qualquer coisa. E luto, dia-a-dia para incutir na cabeça de meus alunos esta paixão. Tento ensinar-lhes que só serão desenhistas, de fato, quando tiverem esta iniciativa. E o melhor de tudo, coisa que eles não percebem, é o prazer do reencontro: estes desenhos, velhos e amarelados, dormiam nas gavetas há muito tempo. Digitá-los e socializá-los agora, depois de tanto tempo é um prazer renovado. Abrir gavetas da memória... FAZ UM BEM DANADO!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CICLISTAS - Dia 25 Ago 2009





Estou desenvolvendo uma série chamada "Ciclistas ". Estou em fase de pensar, organizar, metodizar. Às vezes eu faço isso muito lentamente, refletindo muito... é a necessidade de achar o ponto certo. Minha mãe quando fazia doce de leite dizia que se passasse do ponto o doce virava "puxa-puxa ". Com o desenho é a mesma coisa. Tento ensinar isso para os meus alunos todos os dias. Já vi muito desenho bom se perder por "passar do ponto". Pra se conseguir esta sensibilidade é preciso experiência e dedicação: saber obeservar e dosar.
Acho que estes ciclistas estão "quase"...

sábado, 22 de agosto de 2009

Multidões... aglomerados... 22 Ago 2009





Gosto de desenhar aglomerações e multidões. Gosto da energia dos corpos juntos e entrelaçados. Desenvolvo este tema desde o meu tempo de estudante, quando iniciei trabalhar uma série chamada "Batalhas". Depois, com o tempo, as aglomerações e multidões foram transferidas para uma série chamada "O viril esporte bretão", minha primeira incursão pelo tema Futebol. Volta e meia revisito este assunto, seja em forma de grandes conjuntos como os dois desenhos de cima ou como as "Acrobacias impossíveis" postadas ontem (3 desenhos) e hoje, este último, de baixo.
Um ótimo domingo a todos!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Acrobacias impossíveis - 21 Ago 2009










Minha amiga Joyce Brandão disse que eu estou com "diarréia gráfica"... concordo com ela. tenho desenhado como nunca e estou feliz com isso. Os desenhos que estou postando hoje fazem parte de uma série que está em desenvolvimento. Encaro-os como projetos, como estudos. Acho que podem dar "samba". Eles tem tudo para dar certo, principalmente pela ênfase na figura humana que é um dos meus referenciais preferidos. Têm também uma certa dose de humor que eu gosto muito. Apreciaria muito receber comentários sobre eles, pois isso me ajudará muito no desenvolvimento futuro que pretendo.
Agradeço a todos que se manifestarem.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rio Grande - 20 Ago 2009


Rio Grande - RS
Tenho um carinho enorme por Rio Grande, cidade que me acolheu muito bem, quando, em 1978, iniciei a minha carreira de professor na FURG. Nasci em Matozinhos, uma pequena cidade de Minas Gerais, fiz meu curso universitário (Belas Artes) em Belo Horizonte e cheguei para esta cidade para ajudar as montar o curso que à época se chamava Educação Artística, hoje, curso de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura).
Trinta e um anos se passaram. Eu tenho 59 anos, o que significa que Rio Grande é o lugar onde eu passei a maior parte da minha vida.
Eu acho uma cidade bonita e atraente! Gosto de desenhá-la, já tendo, inclusive, desenvolvido duas séries em sua homenagem.
O post de hoje é um desenho super rápido do centro da cidade, na Rua General Neto em frente à prefeitura e a praça Xavier Ferreira. Se este esboço não tem a precisão do traço, tem pelo menos a emoção que vem do coração, uma pequena homenagem!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ANOTAÇÕES DO DIA-A-DIA - 19 Ago 2009





O melhor da vida de um desenhista (eu acho) é desenhar sem compromisso, sem estar preso à prazos e a obrigação de fazer uma determinada coisa previamente especificada. Sair para a rua com um bloco na mão é um prazer muito grande e a vida é pródiga em estímulos. Sempre há uma coisa boa para registrar. Basta apurar o olho. Isso eu aprendi também com outro grande professor do meu tempo de universidade como aluno de Belas Artes na UFMG: Álvaro Apocalipse, grande talento mineiro que, infelizmente não está mais entre nós. Aliás, acho que falta o Brasil reconhecer mais este nome. É barra ser fora do eixo Rio-São Paulo!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desenhos de futebol - 17 Ago 2009






FUTEBOL
Meu time, do qual eu tanto esperava a vitória na rodada de ontem, empatou. Sua situação continua complicada e o primeiro turno já acabou. O que nos espera daqui até o final do ano? Queria ter uma bola de cristal!
Bom... independente da classificação do meu time preferido, quero falar um pouco do tema futebol, principalmente para quem não conhece o meu trabalho. Como artista plástico comecei a trabalhar o assunto em 1978, durante a Copa do Mundo da Argentina, quando o Palácio das Artes em Belo Horizonte promoveu um salão, sobre o tema futebol. Na ocasião participei com três trabalhos em aguada de nanquim, cujo título era "O viril esporte bretão". Passado o salão, naquele mesmo ano inscrevi estes mesmos trabalhos no 2º Salão Nacional de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e com um deles ganhei o primeiro prêmio (Prêmio APLUB). A partir daí retomei o tema várias vezes. Uma das retomadas mais importantes foi durante a Copa do Mundo da França em 1998, quando participei em Paris de uma exposição chamada " ITINERÁIRE ARTISTIQUE BRAS.ART 98 (Le signe du Brésil) na Bibliothèque François Miterrand. Neste mesmo ano repeti o uso do tema em individuais na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e no Centro Municipal de Cultura em Rio Grande.
O tema é muito estimulante para mim e isso faz com que eu o revisite várias vezes.
Aqui mesmo neste blog possivelmente postarei várias vezes outros desenhos sobre o futebol
Os posts de hoje não são trabalhos prontos. São estudos que ajudam muito o desenvolvimento do tema.

sábado, 15 de agosto de 2009

FUTEBOL - 15 Ago 2009





Como todo bom brasileiro gosto muito de futebol. Fui, na infância e juventude um praticante entre ruim e razoável mas, se não jogava bem aprendi a entender, aliás, como todo brasileiro. E é através deste entendimento que cultivo hoje o meu hábito. Meu time é o Cruzeiro de Belo Horizonte, aliás, o Cruzeiro é uma espécie de instituição de família por influência do meu falecido pai.
Como artista desenvolvi e desenvolvo vários trabalhos acerca deste tema. Me atraem a plasticidade e as expressões de algumas jogadas. Parece um balé... um belo estímulo para o desenho.
Quando escrevo isso, hoje, num sábado, aguardo o domingo (amanhã) quando meu time joga com o Santos. Estamos numa péssima posição na tabela, traumatizados ainda pela perda recente do título da Libertadores, para muitos tido como certo. Não era tão certo para mim, que sempre respeitei os adversários argentinos (tão bons e competentes quanto nós!). De qualquer modo estamos tentando nos recuperar no campeonato. Acredito muito que a partir de agora conseguiremos. Vamos em busca de uma posição mais honrosa e condizente com o nosso time.
Dá-lhe "ZÊRO!!!"

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Croquís - dia 11 ago 2009






Croquís com esferográfica azul, Bic, bem básica, sobre papel sulfite do meu bloco de anotações.
Gosto muito dessa energia que o croquí contém...