segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Shakira - 30 nov 2009


Shakira é o nome de minha cadela, uma pastora belga super companheira. Aqui eu a desenhei perto do bosque de pinheiros, acácias e eucaliptos do Campus da universidade, onde passeamos sempre.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Homens da reunião - 24 nov 2009






Há muito tempo atrás, numa reunião chatíssima, registrei esses três homens que apresentaram para os funcionários da Furg um plano de saúde...acho que era isso. Era verão e os três trajavam terno e gravata. Coitados!
Eu não aderi ao plano e, pra dizer a verdade, saí antes da reunião terminar. Pelo menos serviu pra fazer esses desenhos, que ficaram esquecidos na gaveta e hoje, redescobri...

domingo, 22 de novembro de 2009

Duas figuras - 22 nov 2009



Não tenho tido tempo para manter este blog atualizado. Não tenho (coisa rara!) desenhado tanto como é meu costume. É uma fase! É a correria de fim de ano. Daqui a pouco tudo volta ao normal.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

+ 3 desenhos - 10 nov 2009







Mais três desenhos, com uma mesma ligação temática, para o dia de hoje.
Gosto muito da sugestão de movimento que se pode conseguir nos desenhos...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Desenho da série "BAS-FOND" - 6 nov 2009






Série "Bas-Fond": Já publiquei este desenho aqui. Trago de novo porque creio, estou redescobrindo-o. Gosto do resultado, da mistura de técnicas, da expressão das figuras, da soltura do traço e da composição.
Esta é uma série que não está fechada, inclusive nunca expus, a não ser aqui no BLOG. Devo retomá-la breve e ver até onde pode chegar...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

3 pinturas - 02 Nov 2009


"O saxofonista e a mulher de verde"


"O beijo"


"O Homem com gato azul"

Três pinturas de um passado mais ou menos recente. Às vezes eu sinto uma vontade muito forte de usar a cor. Quando realizei estes trabalhos pensei numa exposição individual. Eram 23 ao todo, medindo (a maioria) 50x70cm. A técnica é acrílico sobre cartão.
Por motivos que nem eu identifiquei acabei engavetando e eles teriam ficado inéditos, não fosse a liberação de uns poucos para mostras coletivas ou a internet, através da qual, já publiquei e revelei alguns. Claro que neste tempo, os amigos mais chegados tiveram acesso e, inclusive, já vendi alguns. Uma boa parte deles continua comigo...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

3 desenhos - 30 out 2009






Três desenhos... sem compromisso, apenas pelo prazer de registrar alguma coisa no papel, sentir o deslizar gostoso da caneta hachurando na rugosidade do papel... (putz, poético pra cacete o que eu acabei de escrever!). É isso, o que eu tenho hoje para apresentar, é isso.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Rio Grande - Porto velho (27 out 2009)






Desenhos do porto velho em Rio Grande, um dos lugares mais bonitos da cidade em que eu moro. Atualmente é restrito à pequenas embarcações e barcos de pesca. É um super estímulo para quem gosta de desenhar. Sempre que posso vou ali fazer anotações.

domingo, 25 de outubro de 2009

Cavalos - 25 out 2009






Alguns exercícios buscando a gestualidade ou a essencialidade das linhas. Devo isso à Álvaro Apocalypse, um dos meus grandes professores de desenho, que me obrigava a repetir, repetir, repetir até encontrar a "certeza" dos meus desenhos. Fui, à época da Escola de Belas Artes da UFMG, monitor de desenho orientado por Álvaro. Aprendi muito!
Isso me faz pensar nos garotosde agora, que se auto-intitulam artistas sem passar por desafios. Mal sabem que a preguiça e a arrogância vão contribuir, mais cedo ou mais tarde, para que eles sejam reconhecidos, isso sim, como embustes.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pinturas - 21 out 2009






Não sou um pintor. Considero-me mais um desenhista. A pintura para mim é um grande desafio por suas particularidades, pela fatura representada pela massa de cor, pela matéria, pelas justaposições, transparências... UM ENORME DESAFIO!!!
Um dia talvez, quem sabe, eu me torne um pintor...

sábado, 17 de outubro de 2009

Desenhos antigos 17 Out 2009





Pois então... amanhã começa o horário de verão: tardes mais longas, tentativas e esforços para resistir às cervejas, tempo de bermuda e andar descalço. Tempo de rede na árvore e ver os passarinhos, fim de tarde, aos bandos, indo para o sul.
Fiz quinta-feira uma palestra sobre "blog's" para um ótimo público. Houve gente que, logo depois, correu para a Net e instalou o seu. Sejam bem-vindos!
Hoje eu trago (de novo!) três desenhos antigos, todos mostrados em meu blog antigo. Provavelmente muitos dos meus novos amigos ainda não os viram. Por isso a re-publicação.
Um ótimo fim de semana a todos!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"Ciclistas" - 12 Out 2009
















Tá aí produção do feriado. Tou conseguindo chegar onde quero com os "Ciclistas". Pra quem não vive o dia-a-dia do desenhista talvez seja difícil entender o nosso nível de exigência. É um eterno recomeçar de experiências e tentativas até reconhecer o produto como pronto, pronto para expor. Por exemplo, considero esta série novíssima apesar de estar buscando soluções para ela desde o fim do ano passado. Ainda não foi exposta justamente por conta dessa indefinição. Parece que chego, aos poucos, aonde quero.

Na realidade são coloridos. A técnica é mista (esferográfica, nanquim e lápis de cor aquarelável). Os dois exemplos em P&b que publico são para sentir como fica o material impresso. Serve também para medir o peso de algumas tonalidades. Quando se pode transformá-las em "cinza" se percebe isso com maior clareza.

Ah... se alguém quer saber como foi o teatro quinta ( a estréia do meu novo texto nos palcos ) foi muuuito bom! Um sucesso! O "Flato do Gato" mais uma vez mostrou sua competência.

E eu continuo feliz fazendo várias coisas ao mesmo tempo... provo que é possível. Basta querer!

Ah... se alguém quiser comentar agora mudei a configuração e o blog permite comentário de qualquer pessoa. Não é mais restrito como antes.





sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Tratores" - 02 Out 2009




Quando eu era criança e morava em uma vila operária de uma indústria açucareira de minha cidade, meu sonho era ser tratorista. Não consegui... assim como, ainda criança, não conseguia desenhar tratores, tão difíceis que eles eram. Numa determinada época, acho, desisti de tentar desenhá-los. Agora, passado tanto tempo, resolvi retomar o desafio. Desenhei uma "colhetadeira" e um "trator tradicional". Desenhei de longe, de dentro do carro, o que serve de desculpas para os detalhes não resolvidos e "inventados"... mais aí, desculpem-me, é criatividade.

domingo, 27 de setembro de 2009

Desenhos... 27 set 2009






Desenhos com esferográfica... gosto muito, pelo resultado aveludado do traço.
São apenas estudos, mas não me nos prazerosos de fazer...
Boa semana a todos!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Figuras... 24 set 2009


s
Reuniões... reuniões... consigo sempre, desenhar nas reuniões sem perder o eixo das discussões.
Minha agenda é cheia desses pequenos rabiscos. Aliás, a minha vida é cheia desses pequenos rabiscos, vício saudável que me faz feliz. Desenhar é sempre um prazer, mesmo que o desenho não tenha uma finalidade específica...

sábado, 19 de setembro de 2009

Desenhos... 19 de set 2009









Gosto de desenhar a figura humana. Foi como eu comecei a desenhar e descobri que sem o desenho eu não viveria, Comecei, como toda criança, imitando o irmão mais velho, fanático por histórias em quadrinhos. Longe à beça isso... década de 50, pra ser mais preciso.
Comecei e não parei mais. Gastei neste tempo quilômetros de papéis e toneladas de lápis. Desenhar me faz feliz! Sou feliz também por poder compartilhar aqui, com vocês, essa produção.