domingo, 31 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"Jogador de futebol" - 28 jan 2010


Tem dias que a mão tá boa e um desenho inicialmente despretencioso acaba alcançando um resultado inesperado. Esses "acidentes de percurso" podem inclusive fazer a gente repensar nosso padrão gráfico e pensar em novas alternativas para nossos desenhos. Claro que esta coisa da gestualidade não é novidade para mim. Aqui mesmo neste blog tem um número grande desses desenhos ágeis. Mas este post de hoje mexeu comigo de um modo diferente... Vamos ver o que o futuro nos reserva

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rodoviária - 27 jan 2010


Desenho feito na rodoviária de Porto Alegre, meses atrás, enquanto esperava um ônibus para Rio Grande.
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

dois ciclistas - 25 jan 2010




O desenho de baixo foi feito inteiramente no escuro, numa noite em que faltou luz aqui em casa. Interessante lidar com o sentido da visão (ou a falta dela) e experimentar a desenvoltura da mão. O desenho assume uma soltura que, premeditadamente não se conseguiria.
A partir deste tentei, no de cima, experimentar este tipo de soltura, só que enxergando e de luz acesa. Não é que tenha ficado mal, mas é outra coisa: a espontaneidade se perdeu.
ATENÇÃO: Se quiser ver com mais detalhes, clique em cima da imagem.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"A imagem assassinada" 19 jan 2010



Registro aqui uma imagem que breve terá desaparecido. Um fungo mortal atacou esta aguada de nanquim e existem pouquíssimas chances de recuperação. Fica o registro, sobretudo por ter sido esta imagem a origem da série "Bas-Fond". Vou tentar fazer outra e é claro não será a mesma. Este post fica como um documento, afinal esta imagem é pouco conhecida.

domingo, 10 de janeiro de 2010

... 10 jan 2010


Às vezes é bom remexer as gavetas. Descobri (redescobri) este desenho perdido. Consigo achá-lo bom agora. Na época que o fiz não dei importância maior e apenas a intuição fez com que eu o guardasse. O tempo ajuda a descobrir sutilezas na matéria...
Compartilho com vocês.
Ah... se alguém quiser saber o título, pode escolher entre "Love", "Namoro no portão" ou "Arreto".
Seria legal, quando comentarem, me dizerem o título que preferem.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ciclista - 30 dez 2009


Trago de novo um desenho que já havia sido publicado e do qual gosto muito. À época, por um problema técnico o sistema não permitiu comentários. Muita gente me reclamou.
Aproveito então e uso a "imagem da bicicleta" pra me levar de 2009, esperando que 2010 seja tão bom ou melhor para nós todos.
FELIZ ANO NOVO E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dois aponts - 21 dez 2009



Dois apontamentos feitos na rua, nos últimos dias. O tempo tem sido cruel neste fim de ano e quase não me dá chance de atualizar este blog como eu queria. Fim de ano é época de fechar as planilhas da universidade, de participar de bancas (muitas!) dos trabalhos de conclusão de curso, de ajudar orientandos a fechar relatórios, etc., etc...
O de baixo é um estudante da Furg ( apontamento feito no Centro de Convivência ) e o de cima é um casal na rua 24 de maio (rua do comércio popular aqui em Rio Grande) fazendo as compras de Natal, eu suponho...
Bom, aproveito pra desejar um super Natal a todos!
Devo voltar lá pelo dia 26.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Novo desenho - 09 dez 2009






Este é um desenho novíssimo. Comecei a desenhá-lo meio de brincadeira e terminei por gostar muito do resultado. Experimentei e gostei da liberdade no traço, coisa que faço comumente, mas nesse caso específico deu um resultado bom. Gosto dessa coisa sequencial e de aglomerações. Acho que isso estimula o olho a passear pelo desenho.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dois desenhos novos- 04 dez 2009



Dois desenhos novos, recentíssimos... aproveitando o pouco tempo deste fim de ano. As aulas só acabam dia 20, quase no Natal, por causa da Gripe Suína. Gostaria de ter mais tempo para desenhar. Esta época é particularmente difícil!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Shakira - 30 nov 2009


Shakira é o nome de minha cadela, uma pastora belga super companheira. Aqui eu a desenhei perto do bosque de pinheiros, acácias e eucaliptos do Campus da universidade, onde passeamos sempre.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Homens da reunião - 24 nov 2009






Há muito tempo atrás, numa reunião chatíssima, registrei esses três homens que apresentaram para os funcionários da Furg um plano de saúde...acho que era isso. Era verão e os três trajavam terno e gravata. Coitados!
Eu não aderi ao plano e, pra dizer a verdade, saí antes da reunião terminar. Pelo menos serviu pra fazer esses desenhos, que ficaram esquecidos na gaveta e hoje, redescobri...

domingo, 22 de novembro de 2009

Duas figuras - 22 nov 2009



Não tenho tido tempo para manter este blog atualizado. Não tenho (coisa rara!) desenhado tanto como é meu costume. É uma fase! É a correria de fim de ano. Daqui a pouco tudo volta ao normal.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

+ 3 desenhos - 10 nov 2009







Mais três desenhos, com uma mesma ligação temática, para o dia de hoje.
Gosto muito da sugestão de movimento que se pode conseguir nos desenhos...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Desenho da série "BAS-FOND" - 6 nov 2009






Série "Bas-Fond": Já publiquei este desenho aqui. Trago de novo porque creio, estou redescobrindo-o. Gosto do resultado, da mistura de técnicas, da expressão das figuras, da soltura do traço e da composição.
Esta é uma série que não está fechada, inclusive nunca expus, a não ser aqui no BLOG. Devo retomá-la breve e ver até onde pode chegar...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

3 pinturas - 02 Nov 2009


"O saxofonista e a mulher de verde"


"O beijo"


"O Homem com gato azul"

Três pinturas de um passado mais ou menos recente. Às vezes eu sinto uma vontade muito forte de usar a cor. Quando realizei estes trabalhos pensei numa exposição individual. Eram 23 ao todo, medindo (a maioria) 50x70cm. A técnica é acrílico sobre cartão.
Por motivos que nem eu identifiquei acabei engavetando e eles teriam ficado inéditos, não fosse a liberação de uns poucos para mostras coletivas ou a internet, através da qual, já publiquei e revelei alguns. Claro que neste tempo, os amigos mais chegados tiveram acesso e, inclusive, já vendi alguns. Uma boa parte deles continua comigo...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

3 desenhos - 30 out 2009






Três desenhos... sem compromisso, apenas pelo prazer de registrar alguma coisa no papel, sentir o deslizar gostoso da caneta hachurando na rugosidade do papel... (putz, poético pra cacete o que eu acabei de escrever!). É isso, o que eu tenho hoje para apresentar, é isso.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Rio Grande - Porto velho (27 out 2009)






Desenhos do porto velho em Rio Grande, um dos lugares mais bonitos da cidade em que eu moro. Atualmente é restrito à pequenas embarcações e barcos de pesca. É um super estímulo para quem gosta de desenhar. Sempre que posso vou ali fazer anotações.

domingo, 25 de outubro de 2009

Cavalos - 25 out 2009






Alguns exercícios buscando a gestualidade ou a essencialidade das linhas. Devo isso à Álvaro Apocalypse, um dos meus grandes professores de desenho, que me obrigava a repetir, repetir, repetir até encontrar a "certeza" dos meus desenhos. Fui, à época da Escola de Belas Artes da UFMG, monitor de desenho orientado por Álvaro. Aprendi muito!
Isso me faz pensar nos garotosde agora, que se auto-intitulam artistas sem passar por desafios. Mal sabem que a preguiça e a arrogância vão contribuir, mais cedo ou mais tarde, para que eles sejam reconhecidos, isso sim, como embustes.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pinturas - 21 out 2009






Não sou um pintor. Considero-me mais um desenhista. A pintura para mim é um grande desafio por suas particularidades, pela fatura representada pela massa de cor, pela matéria, pelas justaposições, transparências... UM ENORME DESAFIO!!!
Um dia talvez, quem sabe, eu me torne um pintor...

sábado, 17 de outubro de 2009

Desenhos antigos 17 Out 2009





Pois então... amanhã começa o horário de verão: tardes mais longas, tentativas e esforços para resistir às cervejas, tempo de bermuda e andar descalço. Tempo de rede na árvore e ver os passarinhos, fim de tarde, aos bandos, indo para o sul.
Fiz quinta-feira uma palestra sobre "blog's" para um ótimo público. Houve gente que, logo depois, correu para a Net e instalou o seu. Sejam bem-vindos!
Hoje eu trago (de novo!) três desenhos antigos, todos mostrados em meu blog antigo. Provavelmente muitos dos meus novos amigos ainda não os viram. Por isso a re-publicação.
Um ótimo fim de semana a todos!