
domingo, 31 de janeiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
"Jogador de futebol" - 28 jan 2010

Tem dias que a mão tá boa e um desenho inicialmente despretencioso acaba alcançando um resultado inesperado. Esses "acidentes de percurso" podem inclusive fazer a gente repensar nosso padrão gráfico e pensar em novas alternativas para nossos desenhos. Claro que esta coisa da gestualidade não é novidade para mim. Aqui mesmo neste blog tem um número grande desses desenhos ágeis. Mas este post de hoje mexeu comigo de um modo diferente... Vamos ver o que o futuro nos reserva
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Rodoviária - 27 jan 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
dois ciclistas - 25 jan 2010


O desenho de baixo foi feito inteiramente no escuro, numa noite em que faltou luz aqui em casa. Interessante lidar com o sentido da visão (ou a falta dela) e experimentar a desenvoltura da mão. O desenho assume uma soltura que, premeditadamente não se conseguiria.
A partir deste tentei, no de cima, experimentar este tipo de soltura, só que enxergando e de luz acesa. Não é que tenha ficado mal, mas é outra coisa: a espontaneidade se perdeu.
ATENÇÃO: Se quiser ver com mais detalhes, clique em cima da imagem.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
"A imagem assassinada" 19 jan 2010


Registro aqui uma imagem que breve terá desaparecido. Um fungo mortal atacou esta aguada de nanquim e existem pouquíssimas chances de recuperação. Fica o registro, sobretudo por ter sido esta imagem a origem da série "Bas-Fond". Vou tentar fazer outra e é claro não será a mesma. Este post fica como um documento, afinal esta imagem é pouco conhecida.
domingo, 10 de janeiro de 2010
... 10 jan 2010

Às vezes é bom remexer as gavetas. Descobri (redescobri) este desenho perdido. Consigo achá-lo bom agora. Na época que o fiz não dei importância maior e apenas a intuição fez com que eu o guardasse. O tempo ajuda a descobrir sutilezas na matéria...
Compartilho com vocês.
Ah... se alguém quiser saber o título, pode escolher entre "Love", "Namoro no portão" ou "Arreto".
Seria legal, quando comentarem, me dizerem o título que preferem.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Ciclista - 30 dez 2009

Trago de novo um desenho que já havia sido publicado e do qual gosto muito. À época, por um problema técnico o sistema não permitiu comentários. Muita gente me reclamou.
Aproveito então e uso a "imagem da bicicleta" pra me levar de 2009, esperando que 2010 seja tão bom ou melhor para nós todos.
FELIZ ANO NOVO E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Dois aponts - 21 dez 2009


Dois apontamentos feitos na rua, nos últimos dias. O tempo tem sido cruel neste fim de ano e quase não me dá chance de atualizar este blog como eu queria. Fim de ano é época de fechar as planilhas da universidade, de participar de bancas (muitas!) dos trabalhos de conclusão de curso, de ajudar orientandos a fechar relatórios, etc., etc...
O de baixo é um estudante da Furg ( apontamento feito no Centro de Convivência ) e o de cima é um casal na rua 24 de maio (rua do comércio popular aqui em Rio Grande) fazendo as compras de Natal, eu suponho...
Bom, aproveito pra desejar um super Natal a todos!
Devo voltar lá pelo dia 26.
domingo, 13 de dezembro de 2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Novo desenho - 09 dez 2009



Este é um desenho novíssimo. Comecei a desenhá-lo meio de brincadeira e terminei por gostar muito do resultado. Experimentei e gostei da liberdade no traço, coisa que faço comumente, mas nesse caso específico deu um resultado bom. Gosto dessa coisa sequencial e de aglomerações. Acho que isso estimula o olho a passear pelo desenho.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Shakira - 30 nov 2009
Shakira é o nome de minha cadela, uma pastora belga super companheira. Aqui eu a desenhei perto do bosque de pinheiros, acácias e eucaliptos do Campus da universidade, onde passeamos sempre.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Homens da reunião - 24 nov 2009



Há muito tempo atrás, numa reunião chatíssima, registrei esses três homens que apresentaram para os funcionários da Furg um plano de saúde...acho que era isso. Era verão e os três trajavam terno e gravata. Coitados!
Eu não aderi ao plano e, pra dizer a verdade, saí antes da reunião terminar. Pelo menos serviu pra fazer esses desenhos, que ficaram esquecidos na gaveta e hoje, redescobri...
domingo, 22 de novembro de 2009
domingo, 15 de novembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Desenho da série "BAS-FOND" - 6 nov 2009



Série "Bas-Fond": Já publiquei este desenho aqui. Trago de novo porque creio, estou redescobrindo-o. Gosto do resultado, da mistura de técnicas, da expressão das figuras, da soltura do traço e da composição.
Esta é uma série que não está fechada, inclusive nunca expus, a não ser aqui no BLOG. Devo retomá-la breve e ver até onde pode chegar...
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
3 pinturas - 02 Nov 2009

"O saxofonista e a mulher de verde"

"O beijo"

"O Homem com gato azul"
Três pinturas de um passado mais ou menos recente. Às vezes eu sinto uma vontade muito forte de usar a cor. Quando realizei estes trabalhos pensei numa exposição individual. Eram 23 ao todo, medindo (a maioria) 50x70cm. A técnica é acrílico sobre cartão.
Por motivos que nem eu identifiquei acabei engavetando e eles teriam ficado inéditos, não fosse a liberação de uns poucos para mostras coletivas ou a internet, através da qual, já publiquei e revelei alguns. Claro que neste tempo, os amigos mais chegados tiveram acesso e, inclusive, já vendi alguns. Uma boa parte deles continua comigo...
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
Cavalos - 25 out 2009



Alguns exercícios buscando a gestualidade ou a essencialidade das linhas. Devo isso à Álvaro Apocalypse, um dos meus grandes professores de desenho, que me obrigava a repetir, repetir, repetir até encontrar a "certeza" dos meus desenhos. Fui, à época da Escola de Belas Artes da UFMG, monitor de desenho orientado por Álvaro. Aprendi muito!
Isso me faz pensar nos garotosde agora, que se auto-intitulam artistas sem passar por desafios. Mal sabem que a preguiça e a arrogância vão contribuir, mais cedo ou mais tarde, para que eles sejam reconhecidos, isso sim, como embustes.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
sábado, 17 de outubro de 2009
Desenhos antigos 17 Out 2009



Pois então... amanhã começa o horário de verão: tardes mais longas, tentativas e esforços para resistir às cervejas, tempo de bermuda e andar descalço. Tempo de rede na árvore e ver os passarinhos, fim de tarde, aos bandos, indo para o sul.
Fiz quinta-feira uma palestra sobre "blog's" para um ótimo público. Houve gente que, logo depois, correu para a Net e instalou o seu. Sejam bem-vindos!
Hoje eu trago (de novo!) três desenhos antigos, todos mostrados em meu blog antigo. Provavelmente muitos dos meus novos amigos ainda não os viram. Por isso a re-publicação.
Um ótimo fim de semana a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)























