sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"Canalete da Rua Major Carlos Pinto" - Rio Grande - 26 fev 2010


Trago de volta hoje, um desenho antigo, feito por mim há uns quatro ou cinco anos, da bela cidade onde eu moro.
Visitem e, se possível, me ajudem a divulgar, meu blog de obras para vendas.
http://www.geraldorobertodasilvaobras.blogspot.com/

Arte é um presente de classe!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"Mercado Municipal - Rio Grande" - 18 fev 2010


Um antigo desenho feito do lado de fora do Mercado Municipal, Rio Grande
Quer conhecer minha obra profissional?
Ajude a divulgar, por favor.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Da série "Homens, Mulheres e Bichos" - 16 fev 2010


Esta é terceira imagem da série que esteve na Bienal de Santos. Esta imagem eu tinha. Como havia sido a primeira eu consegui fotografar antes do envio.
O ENDEREÇO DO MEU OUTRO BLOG, FEITO PARA VENDA DE OBRAS.ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM DELE TAMBÉM E POSSAM ME AJUDAR A DIVULGÁ-LO.
http://geraldorobertodasilvaobras.blogspot.com/

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Da série: "Homens, Mulheres e Bichos" - 12 fev 2010


Outra aquarela das antigas, da Bienal de Santos. Mais uma vez obrigado à senhora Maria Emilia Miguez. Este desenho participou da Bienal de Santos no começo da década de 90 e foi comprado por Maria Emília e o marido. Na época não havia a facilidade da fotografia digital e, na pressa, ele foi enviado para Santos sem ser documentado.Faz um tempo que a Maria Emília me enviou a(s) imagem (ns). Resolvi publicar para que, quem não viu possa conhecer. O conjunto de 3 à época foi adquirido por eles.
APROVEITO PARA CONVIDÁ-LOS A VISITAR MEU OUTRO BLOG, FEITO PARA VENDA DE OBRAS.ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM DELE TAMBÉM E POSSAM ME AJUDAR A DIVULGÁ-LO.
http://geraldorobertodasilvaobras.blogspot.com/

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Da série "HOMENS, MULHERES E BICHOS"


Trago hoje um desenho antigo. Esta é uma imagem que consegui recuperar graças à gentileza da proprietária, senhora Maria Emilia Miguez. Este desenho participou da Bienal de Santos no começo da década de 90 e foi comprado por Maria Emília e o marido. Na época não havia a facilidade da fotografia digital e, na pressa, ele foi enviado para Santos sem ser documentado.
Faz um tempo que a Maria Emília me enviou a(s) imagem (ns). Resolvi publicar para que, quem não viu possa conhecer. Nos próximos posts publicarei os outros dois. O conjunto de 3 à época foi adquirido por eles.

APROVEITO PARA CONVIDÁ-LOS A VISITAR MEU OUTRO BLOG, FEITO PARA VENDA DE OBRAS.
ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM DELE TAMBÉM E POSSAM ME AJUDAR A DIVULGÁ-LO.
http://geraldorobertodasilvaobras.blogspot.com/

domingo, 31 de janeiro de 2010

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"Jogador de futebol" - 28 jan 2010


Tem dias que a mão tá boa e um desenho inicialmente despretencioso acaba alcançando um resultado inesperado. Esses "acidentes de percurso" podem inclusive fazer a gente repensar nosso padrão gráfico e pensar em novas alternativas para nossos desenhos. Claro que esta coisa da gestualidade não é novidade para mim. Aqui mesmo neste blog tem um número grande desses desenhos ágeis. Mas este post de hoje mexeu comigo de um modo diferente... Vamos ver o que o futuro nos reserva

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rodoviária - 27 jan 2010


Desenho feito na rodoviária de Porto Alegre, meses atrás, enquanto esperava um ônibus para Rio Grande.
Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

dois ciclistas - 25 jan 2010




O desenho de baixo foi feito inteiramente no escuro, numa noite em que faltou luz aqui em casa. Interessante lidar com o sentido da visão (ou a falta dela) e experimentar a desenvoltura da mão. O desenho assume uma soltura que, premeditadamente não se conseguiria.
A partir deste tentei, no de cima, experimentar este tipo de soltura, só que enxergando e de luz acesa. Não é que tenha ficado mal, mas é outra coisa: a espontaneidade se perdeu.
ATENÇÃO: Se quiser ver com mais detalhes, clique em cima da imagem.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"A imagem assassinada" 19 jan 2010



Registro aqui uma imagem que breve terá desaparecido. Um fungo mortal atacou esta aguada de nanquim e existem pouquíssimas chances de recuperação. Fica o registro, sobretudo por ter sido esta imagem a origem da série "Bas-Fond". Vou tentar fazer outra e é claro não será a mesma. Este post fica como um documento, afinal esta imagem é pouco conhecida.

domingo, 10 de janeiro de 2010

... 10 jan 2010


Às vezes é bom remexer as gavetas. Descobri (redescobri) este desenho perdido. Consigo achá-lo bom agora. Na época que o fiz não dei importância maior e apenas a intuição fez com que eu o guardasse. O tempo ajuda a descobrir sutilezas na matéria...
Compartilho com vocês.
Ah... se alguém quiser saber o título, pode escolher entre "Love", "Namoro no portão" ou "Arreto".
Seria legal, quando comentarem, me dizerem o título que preferem.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ciclista - 30 dez 2009


Trago de novo um desenho que já havia sido publicado e do qual gosto muito. À época, por um problema técnico o sistema não permitiu comentários. Muita gente me reclamou.
Aproveito então e uso a "imagem da bicicleta" pra me levar de 2009, esperando que 2010 seja tão bom ou melhor para nós todos.
FELIZ ANO NOVO E UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dois aponts - 21 dez 2009



Dois apontamentos feitos na rua, nos últimos dias. O tempo tem sido cruel neste fim de ano e quase não me dá chance de atualizar este blog como eu queria. Fim de ano é época de fechar as planilhas da universidade, de participar de bancas (muitas!) dos trabalhos de conclusão de curso, de ajudar orientandos a fechar relatórios, etc., etc...
O de baixo é um estudante da Furg ( apontamento feito no Centro de Convivência ) e o de cima é um casal na rua 24 de maio (rua do comércio popular aqui em Rio Grande) fazendo as compras de Natal, eu suponho...
Bom, aproveito pra desejar um super Natal a todos!
Devo voltar lá pelo dia 26.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Novo desenho - 09 dez 2009






Este é um desenho novíssimo. Comecei a desenhá-lo meio de brincadeira e terminei por gostar muito do resultado. Experimentei e gostei da liberdade no traço, coisa que faço comumente, mas nesse caso específico deu um resultado bom. Gosto dessa coisa sequencial e de aglomerações. Acho que isso estimula o olho a passear pelo desenho.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dois desenhos novos- 04 dez 2009



Dois desenhos novos, recentíssimos... aproveitando o pouco tempo deste fim de ano. As aulas só acabam dia 20, quase no Natal, por causa da Gripe Suína. Gostaria de ter mais tempo para desenhar. Esta época é particularmente difícil!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Shakira - 30 nov 2009


Shakira é o nome de minha cadela, uma pastora belga super companheira. Aqui eu a desenhei perto do bosque de pinheiros, acácias e eucaliptos do Campus da universidade, onde passeamos sempre.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Homens da reunião - 24 nov 2009






Há muito tempo atrás, numa reunião chatíssima, registrei esses três homens que apresentaram para os funcionários da Furg um plano de saúde...acho que era isso. Era verão e os três trajavam terno e gravata. Coitados!
Eu não aderi ao plano e, pra dizer a verdade, saí antes da reunião terminar. Pelo menos serviu pra fazer esses desenhos, que ficaram esquecidos na gaveta e hoje, redescobri...

domingo, 22 de novembro de 2009

Duas figuras - 22 nov 2009



Não tenho tido tempo para manter este blog atualizado. Não tenho (coisa rara!) desenhado tanto como é meu costume. É uma fase! É a correria de fim de ano. Daqui a pouco tudo volta ao normal.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

+ 3 desenhos - 10 nov 2009







Mais três desenhos, com uma mesma ligação temática, para o dia de hoje.
Gosto muito da sugestão de movimento que se pode conseguir nos desenhos...

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Desenho da série "BAS-FOND" - 6 nov 2009






Série "Bas-Fond": Já publiquei este desenho aqui. Trago de novo porque creio, estou redescobrindo-o. Gosto do resultado, da mistura de técnicas, da expressão das figuras, da soltura do traço e da composição.
Esta é uma série que não está fechada, inclusive nunca expus, a não ser aqui no BLOG. Devo retomá-la breve e ver até onde pode chegar...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

3 pinturas - 02 Nov 2009


"O saxofonista e a mulher de verde"


"O beijo"


"O Homem com gato azul"

Três pinturas de um passado mais ou menos recente. Às vezes eu sinto uma vontade muito forte de usar a cor. Quando realizei estes trabalhos pensei numa exposição individual. Eram 23 ao todo, medindo (a maioria) 50x70cm. A técnica é acrílico sobre cartão.
Por motivos que nem eu identifiquei acabei engavetando e eles teriam ficado inéditos, não fosse a liberação de uns poucos para mostras coletivas ou a internet, através da qual, já publiquei e revelei alguns. Claro que neste tempo, os amigos mais chegados tiveram acesso e, inclusive, já vendi alguns. Uma boa parte deles continua comigo...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

3 desenhos - 30 out 2009






Três desenhos... sem compromisso, apenas pelo prazer de registrar alguma coisa no papel, sentir o deslizar gostoso da caneta hachurando na rugosidade do papel... (putz, poético pra cacete o que eu acabei de escrever!). É isso, o que eu tenho hoje para apresentar, é isso.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Rio Grande - Porto velho (27 out 2009)






Desenhos do porto velho em Rio Grande, um dos lugares mais bonitos da cidade em que eu moro. Atualmente é restrito à pequenas embarcações e barcos de pesca. É um super estímulo para quem gosta de desenhar. Sempre que posso vou ali fazer anotações.