terça-feira, 1 de setembro de 2009

DOIS DESENHOS... 1º SET 2009



DUAS REPRESENTAÇÕES: A DE CIMA, O GALPÃO CRIOULO DA FURG... A DE BAIXO, O PARQUE DA REDENÇÃO EM PORTO ALEGRE
Há quem ainda conteste nos dias de hoje, a representação realista das coisas por parte dos artistas. Quem o faz, não sabe decerto, o prazer que sente o desenhista quando faz esse tipo de desenho. Eu, por exemplo, desenho por prazer. Quando eu nomeio este tipo de desenho como apontamento, não quero diminuí-lo, quero catalogá-lo pois sei que as intenções e finalidades são diferentes. É preciso pensar que sem este exercício, minha carreira de artista não teria as mesmas características. É o processo da repetição, de treino do olho e da capacidade de apreensão sem os quais a mão não obedereceria o intento e pra se conseguir um resultado o processo seria mais sofrido. Vejo isso - este tipo de dificuldade- em quem desenha pouco

6 comentários:

  1. Geraldo,
    Não vejo no seu desenho o realismo que fala no sentido acadêmico, vejo sim, uma reinterpretação autoral e totalmente livre dos conceitos de arte o que o torno ímpar, como um dos maiores desenhistas do Brasil.
    Acho que o risco; e sempre enfatizo isso; do artista realista ou hiper-realista de perder o olho é muito.Conheço artistas que se baseiam apenas em fotos a vida toda e seus desenhos condicionam e engessam. A de se tomar cuidado, pois esse tipo de artista, não se auto-descobre e não descobre o seu real estilo. Perde o olho literalmente para o que está por trás do desenho e da tela.
    Por isso que, quando vejo seus desenhos ainda que traduzidos da realidade ou natureza, não os considero realistas, pois você é um dos artistas mais autorais e livres que já vi.
    FORTE ABRAÇO!!

    ResponderExcluir
  2. Estou inteiramente de acordo.
    E sinto igualmente que a recolha das imagens do dia a dia são importantes para que o trabalho de atelier seja mais rico, até porque o liberta ainda mais. Quanto melhor apreendermos o mundo que nos rodeia, melhor o representamos conceptualmente.
    Mas o prazer de desenhar é, sem dúvida, um bom argumento.
    Também concordo com o Celso Mathias no sentido de que o trabalho a partir de fotografia é muito redutor. E perigoso. Uma das magias do desenhador reside na na transformação das 3 dimensões da realidade em 2. A fotografia já é uma coisa a 2 dimensões; é uma bomba na mão de desenhadores incautos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com teu ponto de vista. O que seria do artista sem sua liberdade de experimentação. Nada melhor do que usar os ambientes "in loco", pois eles mudam constantemente nesse vai e vem de construções e desconstruções. A fotografia, as vezes, serve de suporte, porém a mão do artista é que captará essencialmente o que lhe é necessário. Beijão

    ResponderExcluir
  4. SÓ POSSO DIZER UMA COISA: EXCELENTE!!!

    Abração, amigo Geraldão!

    ResponderExcluir
  5. Oi sou Guilherme Kraft da E.E.B.Pref.Germano Brandes Jr.Da 7ª série 01, aluno da profª Carla Delfino. Parabéns esses trabalhos estão fantásticos ! Você desenha muito bem seus trabalhos são perfeitos ! E esses trabalhos ai estão exelentes mesmo ! Vendo esses trabalhos da até vontade de desenhar igual, mas quem dera se eu conseguisse mas você desenha muito bem ! Você é inspiração ! Abraço Guilherme !

    ResponderExcluir
  6. Olá!Sou o Tiago do Nascimento da 7ª 01,da escola E.E.B.PREF.Germano Brandes Júnior...,aluno da professor Calra Delfino...Esses trabalbos estão super legais.Eu uma fiz tentei fazer, e consegui um curso de desenho artístico, mais não deu nada certo..Dai sai e hoje estou aqui vendo suas maravihosas obras..só o que tenho a dizer é PARABÉNS...Um super ABRAÇO!Tiago...

    ResponderExcluir