sábado, 22 de janeiro de 2011

22 JAN 2011- Paisagem de Matozinhos


Este é um dos meus caminhos de infância, no finalzinho dos anos 50, quando eu ainda fazia o curso primário no Grupo Escolar Santa Terezinha em Matozinhos, MG. Morava na época na vila industrial da antiga Usina de Açúcar e minha escola ficava no Bairro da Estação. O prédio hoje não existe mais, assim como não existe a Usina de Açúcar.
O velho bambuzal, no entanto, continua lá, no terreno do Senhor José Fonseca. Às vezes, nas noites de lua quando eu ia à missa com meus pais, eu me encantava com a grande e gigantesca sombra do bambuzal, à luz do luar.
Está lá, intacto, como um grande monumento ao passado.
Se eu tivesse poder mandava preservá-lo como um monumento. Aliás, na minha velha cidade que amo tanto, sobram cada vez menos referências deste meu passado. Pena!!!
Tentarei aqui no blog recuperar um pouco dessa história Fiz vários apontamentos quando de minha última viagem à Minas e à Matozinhos, no começo de janeiro.
A saudade dói!

5 comentários:

  1. Muito bom revisitar os lugares vividos na infância. Linda a tua cidade pelos apontamentos postados. O grande monumento vivo e presente, bambuzal da tua infância, tb está lá em um lugar de minha infância e cada vez mais imponente, cujas raízes tomam formas alienígenas, contrastando com o verde-musgo dos longos bambus. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. È muito importante ter os referênciais de nossa existência pois eles sinalizam e reforçam o que somos e o q construímos ao longo do percurso. Com certeza tens muito a oferecer e ensinar à todos. abração.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sou Liliane (filha de D.Lucilla e Geraldo Alves) de Matozinhos. O Aluízio Viana (meu cunhado) repassou para mim seu e-mail da sua exposição no Metrô Paraíso e com certeza irei ver pois moro em São Paulo.
    Aqui no blog fiquei vendo seus comentários sobre nossa querida e infelizmente tão "pouco cuidada" cidade. Gostei e vou voltar sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Show de bola a aquarela!
    Pelo seu contato e intimidade com o lugar deves ter registrado melhor a cena do que uma câmera fotográfica a faria.

    ResponderExcluir
  5. Baita registro teacher!
    E parabéns pela exposição. Sucessos!
    Leandrinho

    ResponderExcluir