segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desenhos de futebol - 17 Ago 2009






FUTEBOL
Meu time, do qual eu tanto esperava a vitória na rodada de ontem, empatou. Sua situação continua complicada e o primeiro turno já acabou. O que nos espera daqui até o final do ano? Queria ter uma bola de cristal!
Bom... independente da classificação do meu time preferido, quero falar um pouco do tema futebol, principalmente para quem não conhece o meu trabalho. Como artista plástico comecei a trabalhar o assunto em 1978, durante a Copa do Mundo da Argentina, quando o Palácio das Artes em Belo Horizonte promoveu um salão, sobre o tema futebol. Na ocasião participei com três trabalhos em aguada de nanquim, cujo título era "O viril esporte bretão". Passado o salão, naquele mesmo ano inscrevi estes mesmos trabalhos no 2º Salão Nacional de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e com um deles ganhei o primeiro prêmio (Prêmio APLUB). A partir daí retomei o tema várias vezes. Uma das retomadas mais importantes foi durante a Copa do Mundo da França em 1998, quando participei em Paris de uma exposição chamada " ITINERÁIRE ARTISTIQUE BRAS.ART 98 (Le signe du Brésil) na Bibliothèque François Miterrand. Neste mesmo ano repeti o uso do tema em individuais na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e no Centro Municipal de Cultura em Rio Grande.
O tema é muito estimulante para mim e isso faz com que eu o revisite várias vezes.
Aqui mesmo neste blog possivelmente postarei várias vezes outros desenhos sobre o futebol
Os posts de hoje não são trabalhos prontos. São estudos que ajudam muito o desenvolvimento do tema.

4 comentários:

  1. Your sketches are fantastic! These futbol sketches carry so much solidity and motion. I am going to add your link to my blog if you don't mind, so that I can often check your work. Thanks for your remarks,
    Rob
    http://kunst-by-rob.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Expressivos e fortes teus apontamentos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, futebol é a preferencia nacional.

    ResponderExcluir